Blog que queria ser outra coisa, mas que se contenta em deixar trans-pirar a sua dona... Moda, literatura, cinema e efêmeras frivolidades em geral.

01
Dez 08

Hoje acordei abstrata, como diria outra musa, a Jane. Este post era de dois dias atrás, então está um pouco desatualizado. Tentarei recuperar o conteúdo.

Queria mesmo era falar de Isaac Albéniz e de Carlos Saura.

Albéniz foi um compositor catalão do final do século XIX que escreveu maravilhas sobre a sua terra. Suas composições cobrem todo território espanhol, levando-nos a viajar musicalmente por cada uma de suas regiões.

O cineasta Carlos Saura, aficcionado por música e dança, já havia filmado a trilogia flamenca, com direito a García Lorca e tudo: Bodas de Sangue, Carmen, Amor Brujo - todos com os deuses do flamenco de então: Cristina Hoyos e Antonio Gades, deveria ser Hades, porque é um demônio da dança esse homem, que te leva com ele para as profundezas da alma gitana...

Depois de mergulhar no Tango, Saura nos presenteou, por último - morreu em seguida - com Iberia.

Iberia é a colagem-homenagem que Saura magistralmente fez a Albéniz. Leva-nos pela Espanha, de cabo a rabo, passa por Sevilla, Asturias, Granada, Cordoba, Cádiz e mais além em sua viagem musical coreografada. Mostra-nos a diversidade dessa quase-jangada de pedra, que navega ao som de uma guitarra flamenca furiosa que parece singrar desde o início dos tempos por mares revoltos e intensos, intercalando-se com um piano flamenco ora calmo, ora também bravio.

Cheio de cor e de paixão Iberia é uma catarse permanente, que não cessa de acontecer com Sara Baras, Antonio Canales, Aída Gómez, Estrella Morente, Manolo Sanlúcar e toda uma plêiade de cantaores, bailaores e instrumentistas íberos.

Fazem-me sentir, mais ainda, uma mulher de Almodóvar.

 

publicado por joanabosak às 12:17
sinto-me: batendo os tacões
música: Ibéria

4 comentários:
¡Quelopario! Que coisa mais linda! Gracias,
Corujo
Corijo a 2 de Dezembro de 2008 às 10:46

Depois que teu post foi lido, a Livraria Cultura em Brasília esgotou seu estoque de Iberia. Não é uma coincidência interessante?
Corujo
Corujo a 3 de Dezembro de 2008 às 00:51

Mas que poder!
Muito bem!
joanabosak a 3 de Dezembro de 2008 às 01:38

Como assim, muito bem? É quase absolutista, inclui até Bee Gees!
Corujo a 3 de Dezembro de 2008 às 07:13

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
15
16
17
18
19

21
22
24
25
26
27

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO